MinC encerra participação no G20 após 14 reuniões bilaterais

Ao longo de três dias, a ministra da Cultura, Margareth Menezes participou de 14 reuniões bilaterais com países membros do G20. O evento realizado em Varanasi, na Índia, reuniu lideranças mundiais em busca de cooperação e troca de expertise no setor cultural. Presidente do grupo no próximo período, que começa em dezembro, O Brasil foi, ainda, abordado por lideranças de outros países interessados na ampliação do diálogo.

Também houve diálogo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Conselho Internacional de Museus e a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

As reuniões realizadas com ministros da Índia, Singapura, Alemanha, Ilhas Maurício, Turquia, Estados Unidos da América (EUA), Itália, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Rússia, Holanda, Espanha, Argentina e México abordaram temas como intercâmbio cultural, visitas futuras para troca de experiências e ações conjuntas em prol da promoção da diversidade cultural, da proteção do patrimônio material e imaterial, do estímulo à economia criativa e da busca de um tratamento mais adequado da cultura em relação às tecnologias digitais.

Junto à Índia, atual presidente do G20, a ministra Margareth Menezes destacou a importante atuação no último período e assegurou que adotará a “preservação da continuidade” quando assumir a presidência do grupo, uma vez que ambos os países compartilham interesses, além de possuírem grande riqueza e diversidade cultural.. Principalmente pela diversidade e riqueza cultural tão presentes nos dois países. “O Brasil é um grande encontro de inúmeras culturas. A começar pelos povos originários. A convivência social é forjada nesses encontros. É uma grande diversidade traduzida numa linguagem comum. Vimos isso muito presente aqui [na Índia] também”.

Encontros como o realizado com a secretária-assistente para Assuntos Educacionais e Cultura do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Lee Satterfield, trataram de temas ais pontuais, como a celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e EUA.

Já na conversa com o ministro italiano Gennaro Sangiuliano, o resgate de filmes que estavam em posse da Embaixada da Itália (link matéria MinC) foi relembrada e comemorada durante o encontro, que também destacou a participação do Brasil na Bienal de Veneza e a conquista de um Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura, em maio.

Fonte: Ministério da Cultura 

Foto: Luciele Oliveira/ Audiovisual MinC